Bancários de Salvador participam da greve geral

A greve geral contra a reforma da Previdência iniciou com força total e adesão de diversas categorias. A população aderiu ao movimento desta sexta-feira (13.06) com unidade e organização. Os bancários fecharam as agências de boa parte de Salvador. 

O diretor de Comunicação do SBBA, Adelmo Andrade, destaca a participação massiva da categoria no movimento. "No Centro, 100% das agências fecharam. Os vigilantes também aderiram, fator que fortaleceu as paralisações em toda a cidade".  

A greve geral é uma demonstração da insatisfação do brasileiro com a política de austeridade, que eleva o desemprego, precariza as relações de trabalho, achata os salários. Para completar, o governo Bolsonaro ainda promove cortes na educação e tenta empurrar uma reforma da Previdência que tira a aposentadoria de milhões.

Graças à resistência da sociedade, alguns pontos danosos foram retirados do texto original, como o sistema de capitalização, as alterações do BPC (Benefício de Prestação Continuada). Mas, ainda assim, a reforma é muito ruim.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, afirma que é preciso se manter vigilante. "Ainda tem outro grande prejuízo: o valor do benefício de apenas 60% da média das contribuições do trabalhador. Grande prejuízo para a sociedade que, na grande maioria, recebe até dois salários mínimos de benefício", afirma.