Notícia

[Bancos públicos: para o Brasil voltar aos trilhos]

Bancos públicos: para o Brasil voltar aos trilhos

Postado dia: 13/06/2019 - 09:05

Fortalecer os bancos públicos é fundamental para o Brasil voltar aos trilhos e retomar o crescimento, com geração de emprego e distribuição de renda. Não é à toa que os países europeus reestatizaram boa parte das empresas públicas na crise financeira de 2018. Mas, o governo Bolsonaro segue o caminho inverso. Fatia as estatais para entregar ao grande capital privado.

Os dados ajudam a elucidar a importância das estatais. A Caixa é responsável pelo financiamento de aproximadamente 25% do total de domicílios existentes no país. Em números são 17 milhões de unidades habitacionais. Só em 2018, o banco liberou R$ 84,3 bilhões para obras de saneamento e infraestrutura.

Também no ano passado, a Caixa realizou quase 160 milhões de pagamentos aos beneficiados pelo Bolsa Família, totalizando R$ 29,2 bilhões. Mas, ao invés de investir e fortalecer as empresas públicas, o governo Bolsonaro desmonta e fatia a estatal.

O PDV (Programa de Demissão Voluntária) prevê o desligamento de 3,5 mil empregados. De dezembro de 2014 para cá, a Caixa perdeu 17 mil postos de trabalho. Isso sem falar na redução dos programas de inclusão social.