Notícia

[Ação contra os bancos por crédito para exploração]

Ação contra os bancos por crédito para exploração

Postado dia: 12/06/2019 - 10:22

Os sete maiores bancos em atividade no país são alvo de ações civis públicas ajuizadas pelo Ministério Público do Trabalho. Banco do Brasil, Bradesco, BTG Pactual, Caixa, Itaú, Safra e Santander foram acionados na Justiça do Trabalho de São Paulo. A acusação é de negligência ao risco socioambiental por conceder crédito a negócios relacionados à exploração do trabalho escravo e outras violações aos direitos humanos. 

Vale lembrar que as Políticas de Responsabilidade Socioambiental são exigidas pela Resolução n. 4.327/2014, do Conselho Monetário Nacional. Para o MPT, a maioria das ações de responsabilidade socioambiental anunciadas pelos bancos não correspondia à realidade.

Em alguns casos constatados pelo ministério, os bancos concederam créditos para pessoas envolvidas com trabalho escravo, além da situação de falta de capacitação mínima dos funcionários para identificar os riscos. 

Ainda entre as falhas, a ausência do risco socioambiental e de providências em casos de ocorrência de graves violações aos direitos humanos. A grande verdade é que há um abismo entre o que os bancos dizem nos relatórios e o que efetivamente fazem.