Sessão na Alba trata dos impactos da reforma 

A PEC 6/19, proposta pelo governo Bolsonaro, ameaça a aposentadoria do trabalhador brasileiro e o Sindicato da Bahia faz questão de debater o assunto. Nesta segunda-feira (20/05), o presidente da entidade, Augusto Vasconcelos, participa da sessão especial “A reforma da Previdência e os impactos na Bahia”. O evento será às 9h30, no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães da Assembleia Legislativa.

São inúmeros os prejuízos da reforma da Previdência. Está previsto na proposta, dentre outros pontos, que mulheres só poderão se aposentar aos 62 anos e os homens aos 65 anos e o aumento do tempo mínimo de contribuição passando de 15 para 20 anos. Para receber 100% do benefício, será preciso contribuir por 40 anos.

Além disso, a PEC 6/19 prevê a substituição do sistema de repartição e a criação do regime de capitalização. Na prática, o trabalhador fará uma poupança individual. 

A sessão especial é uma iniciativa do deputado estadual Fabrício Falcão e do deputado federal Daniel Almeida. O evento também contará com a participação do presidente e do relator da Comissão Especial da PEC 6/19 na Câmara Federal, deputados Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP), respectivamente.