Bahia, Acre e Amapá têm mais desempregados

O desemprego continua a subir. Porém, em alguns estados as variações são bem maiores do que a média nacional, de 12,7% no trimestre, ou seja, 13,4 milhões de pessoas. É o caso do Amapá (20,2%), Bahia (18,3%) e Acre (18%).  Das 27 unidades da federação brasileira, o desemprego subiu em 14. Os dados são do IBGE.

Os estados com menores taxas foram Santa Catarina (7,2%) e Paraná e Rondônia, ambos com 8,9%. Ainda, segundo o levantamento, um em cada quatro desempregados brasileiros procura emprego há pelo menos dois anos. Ao todo, cerca de três milhões se encontravam nessa situação. Outros 28,3 milhões de cidadãos estavam sem trabalho ou, trabalhavam menos do que gostariam. 

Aos quase 58 milhões de brasileiros que votaram em Bolsonaro na ânsia de que empresários e investidores ficassem mais confiantes no país para uma possível melhora na economia, se enganaram. Só o Banco Central já reduziu a previsão de expansão do PIB (Produto Interno Bruto) 11 vezes. Ou seja, com a ascensão do presidente, só piorou.