SBBA debate reforma da Previdência na Alba 

A reforma da Previdência do governo Bolsonaro, ao contrário do que tenta propagar, não garante a sustentabilidade do sistema de aposentadoria, muito menos contribui para a retomada do crescimento econômico do país. Para debater os impactos da medida no Estado, o Sindicato participa de sessão especial, na Assembleia Legislativa da Bahia, na segunda-feira (20/05), às 9h30.

A sessão “A reforma da Previdência e os impactos na Bahia”, que ocorre no Plenário do Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães, terá participação do presidente e do relator da Comissão Especial da PEC 6/19 na Câmara Federal, deputados Marcelo Ramos (PR-AM) e Samuel Moreira (PSDB-SP), respectivamente. 

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, é um dos debatedores da sessão, que é uma iniciativa do deputado estadual Fabrício Falcão e do deputado federal Daniel Almeida.  

Reforma
A reforma prevê que mulheres só podem se aposentar aos 62 anos e homens, aos 65 anos. O tempo mínimo de contribuição sobe de 15 para 20 anos. Para receber o benefício integral, o trabalhador terá de contribuir por 40 anos.

A PEC também substitui o sistema de repartição e cria o regime de capitalização, no qual o cidadão faz uma espécie de poupança individual.