Santander: Ben Vale é só prejuízo ao funcionário

Os vales alimentação e refeição é um direito que facilita a vida do trabalhador na hora das compras e da refeição. Menos para quem trabalha no Santander. De forma unilateral, o banco alterou a bandeira do VA e VR, que passou a ser Ben Vale - marca própria da empresa. A mudança, no entanto, só dá dor de cabeça. 

Os problemas são generalizados e acontecem em todo o país. Em Salvador, são muitas as reclamações, como estabelecimentos constando como cadastrados, mas que não aceitam o cartão, à caixas que desconhecem o Ben Vale. O Santander deixou de lado ainda o comércio local, de bairro, utilizado por milhares de pessoas que, na correria do dia a dia de trabalho, não têm tempo de se deslocar para mercados de grande porte.

Se na capital está ruim, no interior é bem pior, porque o número de locais credenciados é infinitamente menor. Sem alternativa, muitos bancários deixam os vales de lado e tiram dinheiro do próprio bolso para pagar as compras ou uma simples refeição. Importante destacar que as cláusulas 14 e 15 da Convenção Coletiva de Trabalho garante mensalmente o VA e o VR aos bancários. 

Assim que o Santander anunciou a mudança da bandeira, a COE (Comissão de Organização dos Empregados), temendo problemas, reivindicou o adiamento da implantação por 30 dias, mas a direção da empresa não aceitou e manteve a data da mudança.

Agora, novamente, a COE enviou ofício com todas as dificuldades enfrentadas pelos funcionários e cobrando a imediata solução. O Santander informou que direcionou uma equipe para resolver as demandas, mas, na prática, ninguém consegue perceber.