Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa

Contra o desmonte da Caixa, os diretores do Sindicato da Bahia estiveram nas agências na Barra, na manhã desta quinta-feira (09/05), dia que aconteceria o leilão da Lotex, adiado pela sexta vez. O Dia Nacional de Luta denuncia em todo o Brasil as ações nefastas do governo contra as instituições públicas. 

A gestão Bolsonaro visa exclusivamente privilegiar os bancos privados. A equipe do ministro da Economia, Paulo Guedes, quer diminuir o papel e atribuições sociais da Caixa. Marcado para o próximo dia 28, o leilão da Lotex é um exemplo. Pelo menos 40% do valor arrecadado nas loterias instantâneas são destinados para áreas de interesse da população, como Fies, saneamento básico, programas de infraestrutura e, sobretudo para a Previdência.

Para piorar, o governo publicou um decreto que exclui a Caixa do Conselho Curador do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Deste jeito, os recursos do maior fundo da América Latina correm risco de ir parar nas mãos do setor financeiro privado. 

O presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos, afirma que não é só o destino da estatal que está em jogo. “Também estão em risco os empregos dos funcionários, a possibilidade de novos concursos, a sobrecarga nas agências e, pior, a possibilidade de ascensão dos trabalhadores que já atuam na instituição”, ressaltou.