Mais força em defesa dos bancos públicos

Foi lançada, nesta quarta-feira (08/05), a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Bancos Públicos, em Brasília. O evento foi concorrido, com a participação de parlamentares do PT, PCdoB, PSB, PSOL e PSD, inclusive o senador Jaques Wagner e representantes de todas as centrais sindicais, demonstrando a força da iniciativa.

A CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) foi representada por Emanoel Souza. Em sua participação, chamou a atenção para a importância das estatais para o país. "A defesa dos bancos públicos é a defesa da possibilidade de um projeto de nação soberana". Posicionamento reforçado pelo senador, Jaques Wagner. "Na crise financeira mundial de 2018 se não fossem os bancos públicos, o Brasil tinha quebrado".

Os bancos públicos são instrumentos de Estado. Independentemente  de quem esteja no governo, é fundamental defendê-los. Em especial agora que estão sendo atacados de forma violenta pelo governo Bolsonaro, que deveria atuar para fortalecê-los.

Depois do lançamento, ocorreu o seminário Bancos Públicos e Desenvolvimento, com a participação dos professores de economia Sérgio Mendonça e Luiz Fernando. Marcaram presença no evento, representantes dos trabalhadores de toda a América Latina, como Argentina, Uruguai, Paraguai, Colômbia e Peru.