MPT reforça a defesa do movimento sindical

A importância das ações e práticas dos sindicatos em defesa dos trabalhadores e que resultam em conquistas de direitos é o foco da campanha Maio Lilás: Conheça quem te representa, lançada pelo Ministério Público do Trabalho. O MPT incentiva à conscientização do valor da atuação sindical.

Os dados mostram que a luta dos sindicatos dão resultado. Foram registradas, entre 2012 e 2017, mais de 53 mil convenções coletivas de trabalho, que resultam em conquistas relativas à remuneração, contratação, condições e relações de trabalho, saúde e segurança do trabalhador e jornada de trabalho.

Este ano, a campanha está focada nas boas práticas sindicais e nas conquistas dos trabalhadores, como o direito ao aviso prévio, ao 13º salário, à irredutibilidade salarial. A mobilização dos sindicatos é em favor de toda a categoria, seja o trabalhador sindicalizado ou não. 

Em 2018, o Cadastro Nacional de Entidades Sindicais registrou que o Brasil possuía 11.578 sindicatos, 424 federações e 36 confederações de trabalhadores. Em termos de representação, a quantidade abrange aproximadamente 46 milhões de trabalhadores.