Sindicato fortalece a luta pela aposentadoria

O Sindicato dos Bancários da Bahia reforça a luta contra a reforma da Previdência, participando de debates por todo o Estado. A intenção é alertar a população para os riscos à aposentadoria. 

As discussões acontecem nos mais diversos ambientes. Seja em sessões e audiências públicas, inclusive em Câmaras Municipais, seja em universidades, escolas, estações de transbordo e até na rua, em conversa com pedestres. O importante é mobilizar o trabalhador, único prejudicado com a reforma.

Em Salvador, participou do lançamento da Frente Parlamentar Suprapartidária, na Câmara Municipal. Presença certa nos eventos, o presidente do Sindicato, Augusto Vasconcelos, destaca que a resistência precisa ser fortalecida, "afinal, o Congresso Nacional é, em sua maioria, conservador e cede às chantagens dos bancos, ávidos pelo sistema de capitalização".

Pelo modelo, fracassado em outros países, o trabalhador terá de fazer uma espécie de poupança para aposentadoria. Mas, ao solicitar o benefício, no fim da atividade profissional, o valor é reduzido consideravelmente. Para se ter ideia, no Chile milhões de idosos passaram a viver na pobreza depois da aposentadoria.

Não é só isso. Para ter direito a 100% do benefício, a proposta do governo Bolsonaro eleva a idade mínima do trabalhador - 65 anos homens e 62 anos mulheres - e o tempo de contribuição para 40 anos. Sem falar em outros prejuízos.