Manifestação contra o desmonte da Caixa 

O brasileiro tem muito a perder com o desmonte da Caixa, único banco 100% público do país. Na intenção de alertar empregados e sociedade sobre as investidas do governo contra a instituição financeira, o Sindicato da Bahia realiza manifestações em agências de todo Estado. Nesta quarta-feira (19/03), a entidade visitou a unidade do Relógio de São Pedro.

Os diretores do SBBA chamaram atenção para o leilão da Lotex, previsto para terça-feira (26/03) da próxima semana. Só em 2017 as loterias instantâneas arrecadaram cerca de R$ 14 bilhões e 37% foram transferidos para áreas de seguridade social, esporte, cultura, segurança pública e saúde. Ou seja, se a venda for concretizada, a população será prejudicada. 

Com a intenção de enfraquecer o banco, o quadro de pessoal é reduzido a passos largos. Em dezembro do ano passado, a Caixa extinguiu 1.435 postos de trabalho por conta do PDV (Programa de Desligamento Voluntário). Desde 2014, o número de empregados caiu de 101 mil para 86 mil. Além disso, centenas de agências foram fechadas.