Todos em defesa da Caixa em ato no Dia de Luta

A Caixa está na mira do governo Bolsonaro. O desmonte segue acelerado com o objetivo de privatizar. Por isso, nesta sexta-feira (15/03), as entidades sindicais realizaram o Dia Nacional de Luta pela defesa e permanência da Caixa 100% pública, a fim de impedir o fatiamento das principais e mais rentáveis áreas do banco. O presidente da estatal Pedro Guimarães quer enfraquecer a instituição, torná-la deficitária e com maior liquidez.

O processo acelerado de fatiamento só revela as intenções privatistas do governo. O fato é que os bancos privados não cumprem qualquer papel de desenvolvimento socioeconômico no país, visam apenas o lucro.

Os bancos públicos devem permanecer sendo o contraponto dessa realidade. Somente através das estatais é que o processo de agiotagem terá algum freio. “O governo esta se preparando para vender a loteria da Caixa, a área de seguros e de investimentos. Caso isso aconteça, o banco não terá captação suficiente para manter os empréstimos habitacionais e sociais, que é a principal função da estatal”, afirmou o Secretário Geral da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.