Governadores do Nordeste em defesa do BNB

O Banco do Nordeste ganhou um importante apoio. Os nove governadores da região se juntam aos sindicatos e bancários na defesa da instituição financeira, portanto, contra a fusão ao BNDES.

Os gestores se comprometeram em dialogar com os 153 deputados federais e 27 senadores dos estados para que não haja qualquer medida que prejudique o desenvolvimento regional. A defesa da CHESF e da Sudene também é prioridade da agenda, anunciada durante reunião, nesta quinta-feira (15/03), em São Luis (MA).

No encontro, os governadores assinaram um documento que cria o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste. O objetivo é fortalecer a região e promover políticas sociais para reduzir as desigualdades.

Embora considerem o debate sobre a Previdência necessário, todos os nove governadores reafirmaram que são contra a reforma proposta pelo governo Bolsonaro. O entendimento é de que prejudica a população mais carentes, mulheres e trabalhadores rurais. Também acham um erro o sistema de capitalização, que pode inclusive afundar as contas públicas e aumentar a desigualdade social. 

Sobre a medida que amplia a circulação de armas, o documento destaca que a violência pode aumentar e defende a manutenção ao atual estatuto do desarmamento. 

Confira abaixo o documento na íntegra