Reforma tributária pode ser saída para rombo

A reforma tributária poderia resolver o rombo das contas públicas e transferir mais recursos para a Previdência. No entanto, o governo Bolsonaro não debate o assunto e insiste em empurrar goela abaixo a reforma previdenciária atacando as aposentadorias e pensões do trabalhador.

No Brasil, são cobrados mais tributos dos mais pobres e dos trabalhadores, enquanto as pessoas com rendas e patrimônios mais elevados pagam taxas proporcionalmente mais baixas ou são isentas de tributação. Quem tem mais dinheiro paga menos e a conta pesada vai para os mais carentes e que trabalharam duro durante toda vida.

A reforma da Previdência servirá apenas para transformar o direito à aposentadoria cada vez mais distante. Rebaixar os valores das pensões, o que penalizará os mais pobres e as mulheres.

Além de abrir brechas para que o sistema previdenciário seja alterado por leis ordinárias, facilitando que ocorram mudanças futuras ainda mais prejudicais a sociedade. Porém, o governo não está preocupado com a manutenção dos direitos.