Ato em defesa da aposentadoria será no dia 22

Com a aposentadoria do trabalhador brasileiro em risco, as centrais sindicais promovem, na sexta-feira (22/03) da próxima semana, o Dia Nacional de Luta em defesa da Previdência Social. Em Salvador, o ato acontece às 9h, na rótula do Abacaxi. O Sindicato dos Bancários da Bahia participa. 

O objetivo de esclarecer algumas mentiras contadas pelo governo Bolsonaro sobre as mudanças na Previdência. O rombo de R$ 149 bilhões é um exemplo. A grande mídia e o governo escondem os calotes das grandes empresas. Até 2015, a dívida era de R$ 375 bilhões, mais do que o dobro do falso déficit. 

A reforma da Previdência estabelece, dentre outros itens, idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres, além de elevar o tempo de contribuição de 15 para 20 anos. O trabalhador ainda terá de contribuir ao INSS por 40 anos para poder ter acesso a 100% do valor da aposentadoria. Para completar tem o sistema de capitalização que reduz o valor do benefício, condicionando milhares de idosos à miséria.