Privatizar a Previdência é um fracasso

Apesar do fracasso evidenciado na maioria dos países onde o sistema de capitalização foi implantado, o governo Bolsonaro insiste em empurrar a reforma da Previdência. Diante do impacto social e econômico negativo, muitas nações tiveram de reestatizar total ou parcialmente a Previdência.

Ao todo, 30 países privatizaram os sistemas de Previdência Social entre 1981 a 2014, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho). Entre eles, 14 são da América Latina, como o Chile, onde milhões de idosos vivem na miséria em decorrência do regime do capitalização. 

O estudo Revertendo as Privatizações da Previdência - Reconstruindo os sistemas públicos na Europa Oriental e América Latina ainda apontou que até o ano passado 18 países reverteram o processo. Prova que não é boa coisa.

Com a capitalização, o trabalhador é obrigado a abrir uma poupança pessoal para depositar uma quantia todo mês para conseguir se aposentar. E piora. Os bancos serão responsáveis pela administração da conta. Quer dizer, cobram taxas e ainda podem utilizar parte do dinheiro para especular no mercado financeiro. Enquanto os trabalhadores perdem, os cofres das organizações financeiras vão engordar ainda mais com a privatização.