Juros são um prato cheio para o lucro alto

Parte do lucro bilionário dos bancos vem da cobrança dos juros e tarifas absurdos aos brasileiros. Hoje, 62% das famílias estão endividadas, aponta o Banco Central. As taxas elevadas do cheque especial e do rotativo do cartão de crédito são as que mais tiram o sono do cidadão.

Para conseguir sair do vermelho é preciso um bom planejamento e abrir mão de algumas "regalias" é fundamental. Mas, vale muito a pena fazer. Para se ter ideia, em janeiro, o cheque especial estava em 315,6% ao ano e o rotativo do cartão de crédito em 286,9%.

Os dados não deixam dúvidas. Os bancos usam e abusam dos brasileiros. Nem mesmo as poucas regras criadas são capazes de impedir os abusos. Em junho do ano passado, por exemplo, o CMN (Conselho Monetário Nacional) determinou que tanto devedores quanto adimplentes paguem as dívidas com a mesma taxa de juros. 

Mesmo assim, as organizações financeiras encontram uma forma de diferenciar as cobranças e acrescem juros e multa pelo atraso. Quer dizer, para o sistema financeiro pouco importa se a economia do país vai travar com a redução do consumo por parte das famílias. O lucro sempre será a prioridade.