Negociação sobre a Cassi acontece no dia 18

O debate sobre a Cassi será retomado no dia 18 de março, na sede do Banco do Brasil, em Brasília. Em pauta, a proposta de governança do BB, onde a sugestão das entidades representativas dos funcionários é não ter voto de minerva e alternância de presidência no conselho deliberativo, e também a troca das representações nas diretorias. 

Outro ponto que as entidades têm buscado é em relação ao custeio. A proposta para o BB é que se mantenha proporcionalidade de 60/40 nas contribuições entre o patrocinador e associados, além de serem realizados estudos e simulações sobre a proposta de custeio. 

Será abordada no debate a reabertura do Plano Associados, onde as entidades representativas dos trabalhadores cobram do BB o detalhamento de como seria a entrada dos novos funcionários e a possibilidade de entrada dos funcionários de bancos incorporados.

Na última reunião, realizada no dia 8 de março, o BB disse que vai detalhar as formas de auto patrocínio dos futuros funcionários e que fará uma proposta de redação no Estatuto da Cassi que prepara o Plano para recebimento de novos funcionários.

A negociação tem sido permanente, já que existe uma necessidade urgente da utilização da Cassi. A proposta que o banco apresentou no último encontro precisa ser melhorada, e os trabalhadores não podem ficar com uma oferta pior do que foi rejeitada pelos associados. A luta continua em defesa de um plano sustentável.