Dia da Mulher: visita às agências e passeata

Março é um mês de muitas mobilizações em defesa dos direitos e por um país mais justo. As manifestações começam com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março. Referência na luta por igualdade de oportunidades, o Sindicato dos Bancários da Bahia percorre, nesta sexta-feira (08/03), as agências para alertar sobre os retrocessos que acontecem no país.

À tarde, as bancárias se juntam às demais trabalhadoras na grande caminhada do Dia Internacional da Mulher. A saída é às 15h, da praça Municipal, Centro de Salvador. O tema deste ano é Em defesa da vida, dos direitos, da democracia e contra a Reforma da Previdência.

Nas ruas, as manifestantes chamam atenção para a necessidade de resistência e mobilização contra o avanço das forças conservadoras e as perdas que estão sendo impostas aos brasileiros, a exemplo da reforma da Previdência. A proposta do governo Bolsonaro atinge de forma mais cruel as mulheres.

Uma das mudanças diz respeito ao aumento do tempo mínimo de contribuição para se aposentar, que passa dos atuais 30 anos para 40 anos, além da imposição de 62 anos para as mulheres terem direito ao benefício.

A proposta desconsidera por completo as várias desigualdades que existem no mercado de trabalho, como a rotatividade, a informalidade e a discriminação,  que distanciam ainda mais o direito da aposentadoria para as mulheres.