Centrais fazem ato em defesa das aposentadorias 

As forças progressistas seguem na luta em defesa da Previdência Social. O governo quer beneficiar o grande capital em detrimento da população que mais precisa. As centrais sindicais convocam um novo Dia Nacional de Luta em defesa das aposentadorias, em 22 de março. 

Vale lembrar que no dia 20, data em que a PEC da reforma da Previdência foi enviada pelo governo Bolsonaro ao Congresso Nacional, trabalhadores de diversas categorias fizeram diversas manifestações pelo país inteiro. O Sindicato dos Bancários participou de atos em Salvador e em São Paulo. 

As centrais sindicais consideram a mobilização do dia 22 de março um passo para a organização de uma greve geral para barrar a reforma da Previdência, que estabelece idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para as mulheres. Também eleva o tempo de contribuição de 15 para 20 anos, além de retirar da Constituição o sistema de Seguridade Social brasileiro.

Se a medida for aprovada, para ter acesso a 100% do valor da aposentadoria, o trabalhador brasileiro vai ter de contribuir ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) por 40 anos. A proposta ainda reduz a R$ 400,00 o BPC (Benefício de Prestação Continuada).