Sindicato cobra do Santander respeito aos afastados

Em reunião, realizada nesta quarta-feira (27/02), o Sindicato dos Bancários da Bahia e a Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe se reuniram com a Superintendência do Santander para cobrar esclarecimentos sobre o tratamento diferenciado dado aos funcionários com histórico de afastamento por doenças ocupacionais e reintegrados. 

Os empregados têm sofrido diversos abusos por parte do banco. Sem comunicação prévia, os cargos foram alterados e o acesso com senha é limitado. Além disso, os trabalhadores têm recebido notas baixíssimas na avaliação de desempenho sem nenhum critério, já que nem sequer recebem feedback dos gestores. 

Além da questão psicológica, tem ainda o impacto financeiro, uma vez que os bancários não recebem remuneração variável. Um absurdo. 

O superintendente regional, Thiago Mendonça, alega que a situação é nacional e que vai levar à direção do banco as cobranças do Sindicato e da Feeb. Também prometeu melhorar o relacionamento entre gestores e funcionários reforçando a importância do feedback.

O superintendente foi questionado sobre a implantação dos novos cargos (gerente de negócios e serviços) no banco, além da ameaça feita pela empresa de demissão para quem não tem CPA 10. Segundo Thiago Mendonça, não haverá demissões e que na base da Superintendência Regional existem poucos casos sem a certificação. 

Participaram da reunião, o diretor do Sindicato, Adelmo Andrade, e dos diretores da Feeb, Claudevir Moraes, Francisco André e Erivaldo Sales.