Participantes da Funcef querem revisão de planos

Já se passaram dois meses desde que a Funcef anunciou o superavit acumulado de R$ 1,6 bilhão, entre janeiro e novembro de 2018, e, até agora, os participantes não tiveram acesso aos balancetes do último bimestre do ano. A Fundação também não se posicionou sobre as medidas para rever os planos de equacionamento. 


O resultado é fruto do bom momento dos FIPs (fundos de investimento em participações). Outro ponto decisivo foi a redução, de 5,5% para 4,5%, na meta atuarial (rentabilidade fixada como alvo para as aplicações financeiras), ocorrida em dezembro de 2017.


A expectativa dos participantes de ter os reflexos do equacionamento atenuados piorou após a aprovação da resolução 30 do CNPC (Conselho Nacional de Previdência Complementar), que deu aos fundos de pensão a opção de aumentar o período e o número de parcelas das contribuições extraordinárias. 


A reivindicação dos trabalhadores é por transparência. A Funcef não dá explicações  se com o superavit haverá revisão nos planos de equacionamento.