Governo Bolsonaro negligencia a saúde

O governo Bolsonaro não tem compromisso nenhum com as questões relacionadas à saúde do brasileiros. Em 18 dias, o cidadão já viu decreto para liberar posse de armas, autorização para invadir terra indígena, redução do salário mínimo, extinção do Ministério do Trabalho, ameaças à aposentadoria, mas nenhuma medida para a saúde. 

Valorizar o SUS é essencial para a população, sobretudo a mais carente. Sem o Sistema Único de Saúde, por exemplo, não existiria SAMU, criado pelo governo Lula em 2003, transplantes, vacinas, nem bancos de sangue. As necessidades prioritárias do Brasil estão sendo negligenciadas. Saúde, educação e trabalho não receberam nenhum sinal de avanço, apenas retrocesso. 

Inclusive, vale lembrar da crise gerada no Mais Médicos com a saída dos profissionais cubanos do programa. O problema aconteceu depois das declarações ofensivas do presidente Jair Bolsonaro. Agora, milhares de pessoas estão sem assistência à saúde, uma vez que as vagas abertas ainda não foram preenchidas com os médicos brasileiros.

Tem mais. O desmonte do SUS aumenta a mortalidade infantil e doenças antes controladas por vacinas ressurgirão. Um efeito dominó que dificilmente será controlado se a saúde não tiver investimento.