Protestos dos trabalhadores na Colina Sagrada

De branco, como manda a tradição, os bancários se juntaram a outros milhões de trabalhadores, nesta quinta-feira (17/01), e percorreram oito quilômetros, entre a Igreja da Conceição da Praia até a Colina Sagrada, para demonstrar fé e protestar contra as medidas do governo Bolsonaro.

O Sindicato e a CTB denunciaram o desmonte dos bancos públicos, responsáveis por importantes políticas públicas para o desenvolvimento do país. As ameaças contra BB, Caixa e BNDES se intensificaram com o novo governo. Os novos presidentes já anunciaram mudanças que comprometem as estatais. Na Caixa, por exemplo, Pedro Guimarães, quer entregar ao mercado as áreas de cartões, seguros, loterias e asset.

A função social e os benefícios feitos à sociedade são deixados de lado, como obras infraestrutura e saneamento básico, moradia para população mais carente e o financiamento à agricultura familiar.

Outras medidas tomadas em menos de 15 dias de governo mostram o que vem pela frente. O governo reduziu o valor do salário mínimo, liberou a posse de armas, um risco ao país, extinguiu o Ministério do Trabalho. Não para por aí. Apressa a reforma da Previdência, piorando a proposta de Temer, e quer aprofundar a reforma trabalhista, ameaçando acabar até o com 13º salário e as férias.