Quase 2,5 mil pessoas em situação de escravidão

Apesar da grande mídia pouco noticiar, são muitos os casos de trabalho escravo promovidos por empresários no Brasil. A "lista suja" aponta 204 empresas que praticam o crime no país. No total, 2.463 trabalhadores foram resgatados.

Minas Gerais registrou o maior índice, com 55 casos. Pará teve 27. Com a extinção do Ministério do Trabalho, daqui para frente será mais difícil saber sobre os abusos cometidos pelas empresas. A responsabilidade agora em fiscalizar é do Ministério da Economia. Uma incoerência.

A lista divulgada neste mês inclui ocorrências em áreas rurais e urbanas. São fazendas, carvoarias, áreas de extração, oficinas de costura e obras de construção. Em um único caso, foram resgatados 348 trabalhadores. 

Entenda o trabalho escravo
Trabalho escravo é tipificado pela legislação como aquele que impede a pessoa de deixar o local de trabalho, que submete o funcionário a condições degradantes e jornadas exaustivas, além de ser vigiado pelo patrão de forma ostensiva e constante. 

Servidão por dívida - que impede o trabalhador de ir e vir até o débito ser liquidado - também é uma das características do trabalho análogo à escravidão.  Através do site do Ministério Público do Trabalho é possível denunciar crimes contra o trabalhador. A denúncia pode ser feita de forma anônima, para preservar a integridade do denunciante.