Agricultura urbana está ameaçada pelo governo 

Com forte presença de ruralistas no governo, a agricultura urbana, é ameaçada em nome dos interesses do agronegócio e do setor imobiliário. A prática agrícola sustentável é responsável por levar alimentos mais baratos e saudáveis à mesa da população. 

A segurança alimentar da sociedade está em jogo. Dos canteiros urbanos saem 20% de todo alimento produzido no planeta, segundo estudo da organização internacional Worldwatch Institute (WWI). Chácaras, quintais, praças, terrenos abandonados e escolas são utilizados para plantar hortaliças, legumes, frutas, raízes, temperos e ervas medicinais.  

No intuito de incentivar a promoção de ações que devem ser empreendidas pelo governo federal em articulação com estados e municípios, foi aprovado o projeto de lei 906/15, que cria a Política Nacional de Agricultura Urbana. O PL é autoria do deputado Padre João (PT-MG).

A iniciativa determina que a agricultura urbana seja definida como atividade agrícola e pecuária praticada nos limites da cidade e integrada ao sistema ecológico e econômico urbano. A intenção do projeto é que sejam produzidos alimentos e outros bens para consumo próprio ou para a comercialização em pequena escala.