À espera dos profissionais para o Mais Médicos

Milhares de brasileiros ainda estão sem assistência à saúde, depois que os médicos cubanos deixaram o país. Isso porque as vagas abertas pelo programa Mais Médicos não estão sendo preenchidas pelos profissionais com registro no Brasil. Do total de inscritos na segunda chamada, 1.462 não se apresentaram nas localidades, deixando muita gente na mão.

Segundo dados do Ministério da Saúde, 1.087 médicos se apresentaram. O prazo final terminou em 10 de janeiro. Uma nova chamada está prevista para os dias 23 e 24 deste mês, quando os profissionais graduados no exterior poderão participar. Depois, entre 30 e 31, será a vez dos médicos estrangeiros.

Depois das ofensas feitas pelo presidente Bolsonaro aos profissionais cubanos, logo após a eleição, Cuba saiu do acordo feito com o Brasil e solicitou que todos os 8,4 mil médicos retornassem ao país, iniciando uma crise no programa. Na semana passada, o governo recuou e pediu que os cubanos retornassem ao Mais Médicos, chegando a chamá-los de "irmãos" e "colegas".