Notícia

[ Ameaças marcam o aniversário de 158 anos da Caixa]

Ameaças marcam o aniversário de 158 anos da Caixa

Postado dia: 11/01/2019 - 12:16

A Caixa completa 158 anos neste sábado (12/01) sob forte ameaça. A equipe econômica do governo tem deixado claro que vai fatiar o banco, vendendo participações nas áreas de seguros, cartões, assets e loterias.

O momento, portanto, deve ser de resistência dos empregados e da sociedade pela manutenção do caráter 100% público. A intenção do governo é diminuir a atuação das instituições em setores como habitação, FGTS, saneamento básico, cultura e esporte. 

A luta por direitos dos trabalhadores sempre foi forte na Caixa. A história comprova. A empresa recebeu a poupança de escravos, protegeu a economia das crises e centralizou as contas do FGTS, hoje na mira dos bancos privados. Inclusive, o banco se tornou parceiro estratégico do Estado na execução de políticas públicas que melhoraram a vida da população. 

Ao longo dos 158 anos, os empregados também se mostraram fundamentais para o desenvolvimento do banco e por isso merecem respeito. O trabalho árduo contribuiu para o lucro recorde de R$ 11,5 bilhões nos nove primeiros meses de 2018, quando a expectativa era R$ 9 bilhões.