País registra pelo menos 12 casos de feminicídio

Ainda nos primeiros dias de 2019, a violência contra a mulher no Brasil assusta. O país já registrou, pelo menos, 12 casos de feminicídio. Foram levados em consideração casos reportados pela imprensa e que ganharam destaque pelo excesso de violência empregado pelos agressores suspeitos. Normalmente, companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

Pesquisa do CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) feita entre março de 2015 e março de 2017 revela que o Brasil abre um novo inquérito policial a cada três horas para apurar possíveis casos de feminicídio. Um total de 5.611 inquéritos abertos entre denúncias feitas pelo MP, investigações em processo, apurações já arquivadas e ocorrências desclassificadas da esfera feminicídio.

O levantamento ainda aponta que as delegacias em todo país abrem oito inquéritos diariamente sobre o assunto. A iniciativa mostrou resultados sobre os dois primeiros anos da Lei n.º 13.104/2015, que descreve como feminicídio as mortes de mulheres que envolvem violência doméstica e familiar, menosprezo ou discriminação à condição de ser uma mulher.