Reforma da Previdência ameaça a aposentadoria

O trabalhador pode ser ainda mais prejudicado com a reforma da Previdência proposta pelo ministro da Economia, Paulo Guedes. A proposta reduz a regra de transição entre 10 e 12 anos, ou seja, metade dos 21 anos previstos na versão de Temer.

Pelo texto, no período de transição, a faixa etária para se aposentar subiria gradualmente até alcançar 65 anos, no caso dos homens. Para as mulheres, foi cogitada a possibilidade de equiparação de idade mínima com a do sexo masculino. Mas, a tendência é de que seja estabelecida em 63 ou 62 anos.

O descaso com a aposentadoria do brasileiro é tão grande que a nova proposta não apresenta nenhum cálculo do impacto financeiro na vida do cidadão. Fica claro que a intenção é acabar com a Previdência como direito social, cortar direitos dos trabalhadores e privilegiar o mercado.

Tem mais. A proposta acaba com a pensão integral, proíbe o acúmulo dos benefícios de pensão e aposentadoria. Mesmo assim, o governo afirma que as mudanças não afetarão os trabalhadores. Dados mostram que 67,7% dos benefícios pagos pelo INSS em 2017 chegaram a quase o valor de um salário mínimo. O percentual representa 23,4 milhões de pessoas. Muito pouco.