Emissões globais de gases estufa aumentam 

Após três anos de estabilização, as emissões de gases de efeito estufa voltaram a subir em 2017, segundo o relatório da Organização das Nações Unidas. Os níveis atingidos foram históricos, de 53,5 gigatoneladas de gás carbônico equivalente. Os cientistas fazem o alerta de que, até o fim do século, se a situação continuar, a temperatura global poderá subir pelo menos 3º Celsius (º C).

Diante do panorama, o relatório aponta que os países devem triplicar os esforços para chegar à meta de manter o aquecimento global até 2030 abaixo de 2º C ou quintuplicar as iniciativas para limitar o aumento da temperatura abaixo de 1,5° C, conforme prevê o Acordo de Paris. 

A situação é difícil. Somente 57 países estão no caminho para atingir a meta em 2030. No caso do Brasil, a meta ratificada pelo governo determina que até 2025 as emissões de gases de efeito estufa caiam para 37% em relação a 2005, ano em que o país emitiu cerca de 2,1 bilhões de toneladas de gás carbônico (CO2). Para 2030, o objetivo é que a redução seja de 43%.