Exposição marca a memória do Sindicato da Bahia

Créditos da foto: João Ubaldo

Créditos da foto: João Ubaldo

A rica memória do Sindicato dos Bancários da Bahia pode ser conferida na exposição Ferramentas da Comunicação: do analógico ao digital, no foyer do Teatro Raul Seixas. As portas foram abertas ao público nesta terça-feira (20/11). Muita emoção, histórias do passado e presente e lembranças de momentos históricos marcaram a noite.

A história rica do Sindicato é contada através de equipamentos, máquinas de datilografia, fotográficas, filmagens. Sem dúvida, a evolução da comunicação sindical passa pela entidade, referência no país. 

O jornal O Bancário, único diário dos movimentos sindicais, completa 29 anos no dia 1º de dezembro. Na publicação, momentos importantes da história do país, do mundo e da categoria, em conjunturas políticas distintas. Um olhar crítico voltado para o interesse da sociedade, se contrapondo à comunicação hegemônica. 

O vice-presidente do Sindicato, Euclides Fagundes reforçou que a entidade sempre foi uma referência na luta em defesa dos trabalhadores. Também lembrou a existência do Centro de Memória, na sede, que reúne a vasta história do SBBA ao longo dos 85 anos de existência. 

Idealizador da exposição, o diretor de Comunicação do Sindicato, Adelmo Andrade, afirmou que é uma satisfação grande, fruto de um sonho antigo. "O acervo que temos é grande e temos de mostrar ao público". 

A exposição pode ser vista até janeiro de 2019, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.