Lavagem de Zumbi homenageia Môa do Katendê

Em clima de celebração do Dia da Consciência Negra, aconteceu a 10ª Lavagem da Estátua de Zumbi, manhã desta terça-feira (20/11), em Salvador. Como sempre as baianas abrilhantaram o ato, que teve como tema este ano Rebele-se contra as opressões – Môa do Katendê vive! em homenagem ao capoeirista morto em outubro após uma discussão política.

O ato político e cultural tem o intuito de fortalecer a luta pela superação do racismo e homenagear Zumbi dos Palmares. O líder quilombola foi morto em 20 de novembro de 1695. Na programação da lavagem, foi incluído ainda o 2º Festival de Saraus e Slams da Consciência Negra: pela vida da juventude, contra o genocídio.

Ainda como parte da programação do dia, a partir das 14h sai do Campo Grande até o Pelourinho a 39ª Marcha da Consciência Negra Zumbi dos Palmares. A atividade homenageia, dentre outros, Marielle Franco (vereadora executada a tiros no Rio de Janeiro em março deste ano) e Osvaldão (líder revolucionário da guerrilha do Araguaia, assassinado no período da Ditadura Militar).