Comunicação sindical, do analógico ao digital 

Entidade referência na comunicação sindical em todo o Brasil, responsável pela publicação do único jornal diário impresso do movimento social a circular ininterruptamente há 29 anos, o Sindicato dos Bancários da Bahia inaugura, nesta terça-feira (20/11), a exposição Do Analógico ao Digital. Em exibição, a evolução das principais ferramentas de comunicação que ao longo de quase um século ajudaram na construção da luta dos trabalhadores.

Desta terça-feira (20/11) até o final de janeiro do próximo ano, a sociedade pode conhecer as transformações experimentadas pela comunicação sindical que vão desde as convocações para as assembleias e outras atividades em páginas datilografadas do início do Século XX, os jornais feitos em mimeógrafo e posteriormente em offset, a mudança da máquina de datilografia para o computador, os avanços tecnológicos em equipamentos para jornais, revistas, rádio, televisão e sites.

A exposição, montada acontece no foyer do Teatro Raul Seixas, que funciona no Sindicato, acontece justamente quando o jornal diário O Bancário está completando 29 anos em circulação. Vários dos equipamentos e materiais expostos já foram utilizados na produção jornalística, como câmeras filmadoras e fotográficas, flash, ilhas de edição, players de fitas magnéticas.

O acervo inclui ainda negativos fotográficos, fitas magnéticas, disquetes e materiais impressos. Uma exposição que, além de revelar as mudanças e evoluções, reafirmam a importância da comunicação para a democracia.