Idosos arcam com despesas na maioria dos lares

O cenário de crise e desemprego no país tem empurrado as despesas de casa para 43% dos idosos, de acordo com pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes de Loja) e pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). No geral, 91% das pessoas com 60 anos de idade ou mais contribuem com o orçamento doméstico, sendo que em 25% dos casos gastam a mesma quantia que os demais membros da família.

Em muitos casos, a renda do aposentado é a única maneira para sustentar o lar de uma família que perdeu o emprego. Do total, 66% dos idosos não recebem ajuda financeira de parentes, amigos, pensão ou programa social, enquanto 34% contam com algum tipo de suporte.  Somente 39% conseguem manter as contas em dia e não sobra nada no final. Outros 14% não conseguem quitar as despesas e se esforçam muito para administrar o pouco que recebem.

Impedir a reforma da previdência é essencial para todos os brasileiros, tanto para os idosos, quanto para os que dependem deles. A proposta apresentada por Bolsonaro é ainda mais nociva do que a de Temer. A capitalização individual ao invés a coletiva é a mesma que levou o povo chileno à pobreza. O povo e as centrais sindicais estão organizados para enfrentar os intentos do mercado financeiro.