Bancada sindical reduz. Os desafios são maiores

Os desafios são enormes para o próximo ano. Na legislatura, que tem início em 1º de fevereiro de 2019, os trabalhadores terão menos representantes e defensores do que na que termina em 2018. Segundo o Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), a bancada sindical terá somente 33 representantes na Câmara Federal. São 18 a menos.


Dos 33 representantes, 27 são reeleitos e somente seis são novos. O PT é o partido com mais membros na bancada (18). Depois, aparecem o PCdoB (4); PSB (3) e PDT, Pode, PR, PSL, PSol e SDD, com um integrante cada.


Em 2014, a bancada sindical já havia sofrido um desfalque. O número de parlamentares caiu de 83 para 51 membros. Um enfraquecimento na luta em defesa dos direitos e interesses dos trabalhadores, aposentados e servidores públicos no Congresso Nacional. 


A bancada também é responsável por intermediar demandas e mediar conflitos com o governo e/ou patrões. Por isso, a redução no quantitativo preocupa, sobretudo, diante do quadro que se desenha para 2019.