Minha Casa, Minha Vida não pode entrar na mira

Novas contratações para o Minha Casa, Minha Vida agora só em janeiro de 2019. A gestão da Caixa afirma que o orçamento de R$ 57,4 bilhões previstos para este ano já teria sido totalmente utilizado, o que inviabiliza novas operações. Agora, só . No fim das contas, o financiamento de moradias para as faixas mais baixas têm sido as mais afetadas pelos cortes. 

Ainda de acordo a instituição, as operações que já estão em curso seguirão o ritmo normal. Até o momento, cerca de 4,7 milhões de unidades habitacionais foram contratadas. 

Em 2017, foram iniciadas 23 mil moradias nas faixas 1 e 1,5 do programa, pouco mais de 13% das 170 mil unidades habitacionais previstas para o ano. A linha pró-cotista também foi enfraquecida e a verba disponível para 2018 se esgotou na metade do exercício. Ao todo, o valor de R$ 1,4 bilhão acabou em apenas sete meses. 

O governo já começa a tentar enfraquecer a função social da Caixa, ao afirmar que tem tido dificuldades para manter os subsídios devido a crise financeira e o fraco ritmo da economia e da crise fiscal.