BB e Caixa cortam 21,2 mil postos de trabalho

O desmonte dos bancos públicos prejudica empregados e clientes. Nos últimos dois anos, BB e Caixa cortaram 21,2 mil postos de trabalho por meio dos sucessivos planos de aposentadoria incentivada.

Com o corte, o atendimento fica ainda mais precário, resultando em insatisfação generalizada. Desta forma, a imagem das empresas ficam desgastadas perante a população. Tudo o que o grande capital quer.

O BB sozinho reduziu o quadro em 10,6% entre 2016 e 2018. Em apenas dois anos, mais de 16 mil funcionários deixaram a instituição financeira. A Caixa teve uma queda menos acentuada. O banco perdeu 9,2 mil empregados desde 2016, queda de 9,7% no número de bancários. 

O índice de estagiários também caiu, 60% no Banco do Brasil e de 30% na Caixa. Além dos transtornos aos clientes, a diminuição traz ainda muitos prejuízos aos trabalhadores. A sobrecarga aumenta consideravelmente, a extrapolação da jornada vira rotina e os funcionários ficam mais expostos a doenças ocupacionais.  

Estudo divulgado recentemente sobre a Caixa revela que um em cada três empregados tiveram problemas de saúde no último ano. As doenças psicológicas e causadas por estresse representam 60,5% dos casos.