Manifestações chegam às agências da Graça

Segue a semana de mobilizações nas agências. Nesta terça-feira (17.07), o Sindicato marcou presença nas unidades do bairro da Graça. Quarta-feira (18/07), as visitas acontecem na região do Costa Azul e Imbuí e na quinta-feira (19/07) na Cidade Alta. O objetivo é alinhar ideias e ampliar a conscientização política, além da troca de informações sobre a campanha salarial. 

O clima tem de ser de resistência. Quinta-feira (19/07), a Fenaban volta à mesa de negociação para debater saúde e condições de trabalho com o Comando Nacional dos Bancários. Sexta-feira (20/07), é a vez da Caixa retomar as discussões sobre saúde, condições de trabalho e banco 100% público.

Enquanto isso, nas agências é possível identificar maior participação dos bancários, conscientes de que todos os direitos que hoje possuem foram conquistados pela luta sindical e não concedidos de bom grado pelos bancos. 

A situação política do país e os retrocessos vividos pelos trabalhadores também estão em pauta. A reforma trabalhista impôs muitas perdas e agora, para evitar ainda mais prejuízos, é fundamental ficar atento à eleição de outubro próximo. Caso contrário, o que está ruim pode piorar.

O voto consciente é o único fator que pode trazer mudanças realmente eficazes na vida do brasileiro. Para isso, é necessário que os parlamentares se importem e priorizem a agenda trabalhista. É preciso mais do que nunca conhecer em quem se vota. O histórico político dos candidatos tem que ser avaliado para que a população não pague a conta.