Caixa define o calendário, mas não garante nada

O calendário de negociações entre a Caixa e a Comissão Executiva dos Empregados (CEE) está definido e na próxima sexta-feira (20/07) o debate é sobre Caixa 100% pública, saúde e condições de trabalho, iniciado nesta sexta-feira (13/07), durante a primeira rodada, em São Paulo. 

No encontro, a direção da empresa concordou com os argumentos apresentados pela CEE, mas não se comprometeu em colocar nenhuma das reivindicações no acordo aditivo deste ano. Assim como a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), também se recusou a assinar o pré-acordo para assegurar a validade da atual convenção até que uma nova seja acordada.

A direção da empresa, no entanto, não descartou a prorrogação do ACT, caso as negociações estejam caminhando bem. "O fato de finalmente termos definido um calendário mínimo permite à CEE discutir e construir uma proposta que assegure a manutenção do atual acordo, na perspectiva de avanços", destaca o secretário-geral da Federação da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza.

Mas, é importante destacar que as conquistas dependem muito da mobilização dos empregados da Caixa. Dia 25, tem Dia de Luta em Defesa do Saúde Caixa, uma ótima oportunidade para mostrar a força e disposição da categoria. Em Salvador, o ato acontece na agência Mercês, a partir das 9h. Um dia depois, 26 de julho, acontece a terceira rodada de negociações justamente sobre o Saúde Caixa e a Funcef.