Igualdade de gênero agregaria ao PIB global

A promoção da igualdade de oportunidades de gênero poderia agregar US$ 28 trilhões ao Produto Interno Bruto global até 2025. A junção de fatores como equidade, PIB per capita e níveis de desenvolvimento humano, além da redução das desigualdades são fundamentais para que o mundo consiga atingir os ODS (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), em 2030.


Os dados são do relatório Situação da População Mundial 2017 lançado pelo UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) e mostram que, por conta do machismo presente no mundo, os homens ainda ocupam 76% da força de trabalho global, enquanto as mulheres representam 50%. No quesito salário, o valor pago para elas, corresponde a 77% ao dos trabalhadores.
Além disso, somente metade das mulheres em todo o mundo possui emprego remunerado. E três das cinco trabalhadoras não têm acesso a direitos sobre a maternidade.


Os dados mostram ainda que as desigualdades em saúde e direitos sexuais e reprodutivos têm um impacto direto na questão econômica. Isso quer dizer que para as mulheres, a gravidez e a criação dos filhos podem significar a exclusão do mercado de trabalho ou salários mais baixos, o que é lamentável.