SBBA esclarece ações da falta de greve

O Sindicato dos Bancários da Bahia segue na Justiça pela retirada do desconto feito pelo Banco do Brasil, BNB e Caixa no dia 28 de abril, quando houve greve geral. Os bancos consideraram a data como ausência não abonada/não justificada. O que é um absurdo. O direito de aderir ao movimento grevista está previsto na Constituição. Portanto, deve ser respeitado. 

No caso do BB, o juiz indeferiu a liminar requerida pelo Sindicato. A ação está na 28ª Vara do Trabalho de Salvador e a primeira audiência acontece na quarta-feira (20/09). 

No BNB, a liminar também foi indeferida. Houve a primeira audiência no dia 20 de julho. O SBBA então reiterou o pedido de liminar, mas ainda não houve apreciação da solicitação. Uma nova audiência para tratar do processo, que está na 5ª Vara do Trabalho de Salvador, ocorre no dia 7 de novembro. 

Com a Caixa foi diferente. O juiz concedeu liminar favorável ao Sindicato e estipulou multa diária de R$ 300,00 por empregado em caso de descumprimento. O banco, no entanto, não retirou a falta. Por isso, a entidade pediu majoração da multa, o que foi indeferido. 

Como a Caixa não cumpriu a decisão da Justiça, o Sindicato reiterou o pedido de majoração do valor e providencia a execução da multa que é devida. Uma audiência está agendada para o dia 19 de março de 2018. A ação está na 33ª Vara do Trabalho de Salvador.