Congresso do BNB começa hoje

Discussões ricas e aprofundadas sobre as prioridades dos bancários e a conjuntura nacional. Os dois dias do 23º Congresso Nacional dos Funcionários do BNB serão intensos. O Sindicato envia delegados para o evento, que acontece nesta sexta-feira e sábado (07 e 08/07), em Salvador. 

Além da aprovação do regimento, a sexta-feira (07/07) será reservada para a discussão sobre conjuntura e reformas. Depois, é vez da defesa dos bancos públicos, ameaçados pela política neoliberal do governo Temer. 

Neste sábado (08/07), a partir das 9h, os delegados serão distribuídos proporcionalmente em quatro grupos de trabalhos. O primeiro vai debater emprego, jornada e novas tecnologias, revisão do PCR/PCF e concurso público. 

Saúde e Previdência – custeio CAMED, assédio moral, aposentados INSS e Capef, além da revisão e atualização do Plano BD Capef, são os assuntos a serem debatidos pelo segundo grupo.

O terceiro grupo vai discutir banco público, combate à terceirização, papel do BNB enquanto banco público e regulamentação do sistema financeiro. Por último, organização e mobilização, campanha nacional, organização de base, fortalecimento dos sindicatos e direito de greve. 

Às 16h, ocorre a plenária final do evento. Os delegados têm voz e voto, mas o Congresso é aberto. Os bancários podem e devem dar contribuições para avançar nas questões pendentes do BNB e criar estratégias de mobilização e enfrentamento do banco e do governo.