Conferência define pauta interestadual

A campanha salarial é o momento mais importante para os trabalhadores. É quando as empresas são cobradas por melhorias. Mas, antes de sentar à mesa, é preciso construir a pauta de reivindicações. Quanto mais "mãos", mais democrática e justa a minuta. 
 
Por isso, é fundamental a participação em todos os debates. Entre a categoria bancária, a Conferência Interestadual, que reúne trabalhadores da Bahia e Sergipe, é uma ótima oportunidade para afinar as demandas a serem tratadas nacionalmente e levadas para a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos). 
 
Uma discussão rica, que exige a compreensão do atual cenário nacional e mobilização em defesa dos direitos e do patrimônio público, ameaçados com o governo interino de Michel Temer.
 
O assunto está na programação do evento, sábado e domingo (09/07 e 10/07), no Othon Palace Hotel, em Ondina, Salvador, e será tratado logo na abertura, às 8h, com ato pela democracia. Quem faz a palestra é o ex-diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima. 
 
A Conferência também tem amplo espaço para debates específicos. Sábado (09/07), a partir das 14h, Vivian Machado, do Dieese, faz análise sobre conjuntura econômica, resultados dos bancos e novas tecnologias no setor. Em seguida, o economista do Sindicato da Bahia, Vinícius Lins, apresenta o resultado da pesquisa feita aos bancários. Logo depois, o presidente da Federação dos Bancários, Emanoel Souza, trata sobre campanha salarial.
 
Domingo (10/07), 9h, acontece a plenária final, com a aprovação da pauta e a eleição dos delegados que vão para a Conferência Nacional, entre 29 e 31 de julho, em São Paulo. 
 
Confira a programação completa:
 
Sábado – 9 de julho de 2016
8h – Credenciamento
9h – Abertura – Ato contra o golpe e em defesa da democracia
9h30 – O papel dos trabalhadores na luta em defesa dos direitos e do patrimônio público
Expositor: Haroldo Lima - Ex-deputado federal e ex-diretor Geral da Agência Nacional do Petróleo (ANP)                                       
10h30 – Debate                                                                                           
 
12h – Almoço
 
14h – Conjuntura Econômica, resultados dos bancos e novas tecnologias no setor.
Expositora: Vivian Machado (DIEESE)                   
14h30 – Debate            
15h – Apresentação da consulta da campanha nacional dos bancários -Vinícius Lins (Assessor Sócio Econômico do SBBA)
Campanha salarial 2016 – Emanoel Souza (Presidente da FEEB BA/SE)
16h - Debate   
                                                      
Domingo – 10 de julho de 2016
9h – Plenária Final:
Votação da pauta de reivindicações, estratégia e calendário da Campanha Salarial. Eleição dos Delegados para a 18ª Conferência Nacional dos Bancários.  
 
12h30 – Almoço