Negociação sobre saúde quarta-feira

Com o objetivo de reduzir o adoecimento e afastamentos dos bancários da atividade laboral, o movimento sindical se reúne com a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), nesta quarta-feira (09/12), às 15h, em São Paulo. 
 
O encontro é fruto da campanha salarial 2015. Pelo acordo, cada banco deve instituir uma comissão paritária, composta por empregados e empresa, para o acompanhamento e implementação de políticas que intervenham nos ambientes de trabalho.
 
Neste ano, o processo negocial com a Fenaban foi marcado por intensos debates a respeito de metas e os riscos que representam para a saúde. Pela primeira vez, os bancos reconheceram excessos e aceitaram negociar soluções. 
 
Os programas devem ser desenvolvidos imediatamente e os resultados devem aparecer em mesa de negociação marcada para maio de 2016, conforme estabelecido na  CCT (Convenção Coletiva de Trabalho). 
 
Os princípios como valorização do empregado, respeito à diversidade, aos valores éticos, morais e legais e o comprometimento dos bancos para que o monitoramento de resultados ocorra de forma positiva para prevenir conflitos, estão definidos pela cláusula 56ª da CCT.