Rentistas barram o crescimento do país

O brasileiro deve ter cuidado com o discurso neoliberal cada vez mais frequente no país. O alerta é dado pelo economista Márcio Pochmann. Tem setores, inclusive do governo, que se aproveitam do agravamento da crise do capitalismo para pregar o caos nacional e obter vantagens. É o caso do sistema financeiro.
 
Para se ter ideia, segundo o economista, a estimativa é de que os rentistas, que representam menos de 1% da população, apropriem-se de quase metade de todo o orçamento do governo federal neste ano e obtenham um ganho financeiro de R$ 548 bilhões em decorrência da alta dos juros. 
 
Márcio Pochmann ressalta que, na outra ponta, 99% da população terá de conviver com a redução nominal do PIB (Produto Interno Bruto) em R$ 745,3 bilhões. Para completar, o Banco Central teima em manter a atual taxa básica de juros nas alturas - 14,25%. 
 
A decisão implica em graves consequências. A atividade produtiva dificilmente obterá retorno positivo. Sem falar que a Selic elevada gera desemprego, reduz a renda, o consumo e compromete o mercado interno.