Proposta dos bancos vem na sexta-feira

Uma semana de decisão. Depois de cinco negociações, a Fenaban promete uma proposta global ao Comando Nacional dos Bancários, na sexta-feira. A categoria deve, portanto, ampliar as mobilizações para pressionar os bancos.
 
O índice de reajuste salarial também será conhecido. Mas, os trabalhadores esperam mais. Querem respostas para as questões de emprego, saúde, condições de trabalho, igualdade de oportunidades e demais cláusulas econômicas.
 
Nas rodadas anteriores, os bancos negaram quase todas as reivindicações dos bancários. Não se dispuseram a contratar. Se recusaram a acabar com as metas para melhorar a saúde, mesmo com alto índice de adoecimento entre a categoria. Para se ter ideia, em 2013, foram 18.671 afastamentos no setor.
 
Também não propõem investir em segurança para coibir os ataques, nem melhorar as condições de trabalho. Sobre a discriminação sofrida por negros, mulheres e deficientes, os bancos preferem ignorar. É hora de a postura mudar. Caso contrário, empresas levarão bancários à greve.